Desenvolvimento econômico e sustentabilidade fiscal são debatidos durante a Semana Fazendária
Administração do Portal11 de outubro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia
Semana Fazendária foi realizada no Rio de Janeiro e contou com a presença de representantes da Sefin
Os debates em torno da reforma tributária, considerada fundamental para melhorar o ambiente de negócios e impulsionar o crescimento econômico do país, foram destacados durante a Semana Fazendária 2024, realizada entre os dias 23 de setembro e 3 de outubro, no Rio de Janeiro. O evento contou com a participação da Secretaria de Estado de Finanças de Rondônia (Sefin) e representantes de secretarias de Fazenda de todo o Brasil, para debater questões cruciais sobre a administração tributária, financeira e contábil, com ênfase no desenvolvimento econômico e sustentabilidade fiscal.
Durante o evento, nos diversos grupos de trabalho, foram analisados os desafios para a aplicação da reforma e as diferentes abordagens regionais, promovendo um rico intercâmbio de experiências entre os estados.
Representantes da Sefin na Semana Fazendária 2024, no Rio de Janeiro
A primeira fase do evento, concluída em 27 de setembro, contou com a participação de cinco grupos de trabalho temáticos, que debateram desde a gestão fazendária até a educação fiscal. O Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários (Encat), o Grupo de Desenvolvimento do Servidor Fazendário (GDFAZ) e o GT66, voltado para educação fiscal, reuniram mais de 300 participantes. Durante as discussões, foram apresentadas iniciativas tecnológicas e estratégias de capacitação de servidores para o novo regime fiscal que está por vir.
REUNIÕES E DEBATES
As atividades da Semana Fazendária continuaram com as reuniões da Comissão Técnica Permanente (Cotepe), do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda (Comsefaz) e do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), aprofundando ainda mais os debates sobre a implementação da reforma tributária e suas implicações para as finanças públicas estaduais e federais.
De acordo com o secretário de Finanças, Luís Fernando, a participação da Sefin no evento foi de extrema relevância, reafirmando o compromisso do estado em se engajar nas discussões nacionais sobre a reforma. “A presença ativa da Sefin, nos grupos temáticos, e a troca de experiências com outras unidades federativas, evidenciam o desejo de Rondônia de contribuir de forma propositiva para essa transformação, que afetará profundamente o cenário econômico e fiscal do país.”
PARTICIPAÇÃO COLABORATIVA
A Sefin está determinada a colaborar de maneira incisiva na construção de soluções inovadoras que promovam a modernização da gestão tributária e financeira, além de fortalecer sua atuação em projetos de educação fiscal e desenvolvimento de servidores tendo em vista a implementação da reforma tributária.
Central de Relacionamento
Horário de Atendimento ao Contribuinte: Segunda a Sexta das 7:30 às 13:30