publicado em:

No Dia Internacional Contra a Corrupção Secretaria de Estado de Finanças avança nas ações de integridade

Administração do Portal

 

Dia 09 de Dezembro foi comemorado o Dia Internacional Contra a Corrupção e o Governo do Estado vem seguindo cada vez mais firme com uma série de medidas e esforços na prevenção contra a corrupção, atendendo as diretrizes e boas práticas internacionais.  O programa de integridade é uma das estratégias do estado para contribuir para esse combate, onde todas as secretarias devem criar seu plano para boas práticas no serviço público. A Secretaria de  Estado de Finanças publicou nesta sexta (08) o seu plano de integridade elaborado com a ajuda da população. https://www.sefin.ro.gov.br/portalsefin/downloads/PLANO-DE-INTEGRIDADE-SEFIN.pdf

 

      O plano passou por diversas etapas, como a  criação de uma Unidade de Gestão da Integridade, o  levantamento de alguns  riscos e medidas que podem ajudar a reduzir ou eliminar condutas e práticas antiéticas e a priorização desses riscos com a participação da sociedade através de ampla pesquisa. O plano irá nortear uma gestão mais eficiente e íntegra. Entre as medidas previstas no plano de ação estão:

 

  • Atualização do código de ética e conduta;

  • Ampla divulgação do canal de denúncias;

  • Maior transparência dos processos internos da SEFIN;

  • Promoção da educação e da cultura da integridade.

 

Para o secretário de Estado de Finanças, Luís Fernando, a pasta tem buscado não apenas o fortalecimento econômico do estado, mas também o foco nas ações de integridade. “Um programa bem-sucedido não apenas ajuda a prevenir e detectar irregularidades, mas também promove uma cultura de conformidade e responsabilidade em toda a organização”. 

Luiz Afonso, Diretor de Integridade da Controladoria Geral do Estado de Rondônia- CGE destaca a importância de um Programa de Integridade para uma Secretaria como a de Finanças que é responsável por gerir os recursos econômicos do Estado, o que a torna uma peça-chave na garantia da aplicação correta dos recursos públicos. “A trajetória da Sefin na implementação desse programa é notável. Ao longo dos meses a equipe trilhou e demonstrou um compromisso excepcional com a integridade e a ética, e esse caminho é fundamental para garantir a confiança da sociedade, fortalecer a governança e minimizar os riscos”, ressalta o Diretor.

A publicação do plano de ação é um importante passo na luta contra a corrupção, demonstra o compromisso da secretaria com a promoção da integridade e da transparência.  Além disso, a Sefin já tem adotado diversas outras ações para combater a corrupção, entre elas: a realização de treinamentos para gestores e servidores sobre ética e integridade; a publicação de informações sobre gastos públicos de forma transparente; a participação em eventos e fóruns de discussão sobre combate à corrupção,  além da Comissão de ética e o Programa Seleciona Sefin, que realiza processo seletivo com critérios objetivos amplamente divulgado na contratação de assessores comissionados. 

 


Central de Relacionamento

Atendimento Geral

69 3211 6100

Pesquisa de Satisfação do Atendimento ao Contribuinte

Acesse aqui

Trabalhe conosco:

Seleciona - RO

Acesse nosso portal



Horário de Atendimento ao Contribuinte: Segunda a Sexta das 7:30 às 13:30